Uma pessoa segurando dois frascos de protetor solar, um laranja e um branco, com os dizeres: Saiba como encontrar o protetor solar ideal para sua pele

Saiba como encontrar o protetor solar ideal para sua pele

Data de publicação: 11/06/2019 12:03:00
Categoria: Estética e Beleza

Por Claudia Darmawan

O protetor solar é um item básico do dia a dia e encontrar o melhor para cada tipo de pele é essencial, já que o uso dele deve ser diário e contínuo. Problemas como ressecamento de pele ou acne podem interferir na escolha do filtro solar e devem ser levados em consideração, para que o produto não piore a condição da pele.

5 dias para aplicar o protetor solar
1. O protetor solar deve ter, pelo menos FPS 30 e proteção de amplo espectro.

2. A quantidade ideal para rosto e pescoço é de meia colher de chá.

3. É importante reaplicar o produto a cada duas ou três horas. Para quem aplica maquiagem sobre o protetor, produtos de beleza com proteção solar são indicados.

4. O fator de proteção de itens de maquiagem é mais baixo que o das loções de proteção solar. Além disso, os fatores de proteção não são cumulativos, valendo apenas o FPS maior, em caso de combinação de produtos.

5. As áreas dos olhos e dos ouvidos também precisam de proteção e não devem ser esquecidas.

Pele seca: As peles secas pedem por hidratação. Então, nesse caso, os protetores solares em forma de creme, que permitem aplicação sobre o hidratante, são os mais indicados. Além disso, opções enriquecidas com ceramidas, glicerina, ácido hialurônico e mel são ideais.

Pele oleosa: A base do protetor solar é importante para pessoas com pele oleosa. Fórmulas à base de água ou em gel são preferíveis, e o acabamento mate é o melhor. Ingredientes como chá verde, óleo de melaleuca ou niacinamida ajudam a controlar a oleosidade.

Pele normal: Peles normais são mais democráticas e costumam aceitar qualquer variedade de protetor solar. Ainda assim, protetores solares orgânicos podem ser uma opção melhor, já que tem textura mais harmoniosa e não deixam resíduos brancos. Outra opção são os protetores solares com cor, que dispensam o uso de base, por exemplo.

Pele sensível: As peles sensíveis têm uma lista de ingredientes a serem evitados, principalmente no protetor solar. Pessoas com esse tipo de pele devem evitar fórmulas com álcool, fragrâncias, oxibenzona, ácido para-aminobenzóico (PABA), salicilatos e cinamatos.

Os produtos minerais são indicados, e os mais seguros são compostos por óxido de zinco e dióxido de titânio. Alguns ingredientes que podem ajudar a acalmar a pele e reduzir irritação são pantenol, alantoína e madecassoside.

Pele propensa à acne: Protetores solares minerais são a melhor aposta para pessoas com pele propensa à acne. Algumas peles também aceitam o uso de protetores solares orgânicos, que podem ser uma boa opção – sobretudo aqueles pensados para pele oleosa.

Ou seja, os produtos ideais para pele acneica são aqueles que combinam propriedades para pele sensível e oleosa, de preferência à base de água.

A aplicação de protetor solar funciona como um investimento a longo prazo, sobretudo quando ele protege a pele e a trata ao mesmo tempo. Os benefícios podem não ser percebidos instantaneamente, mas o envelhecimento da pele é retardado por esses produtos, que também são importantes aliados no combate ao câncer de pele.

Fonte:
Tradutora e redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula Ávila
Designer: Raphael Alpoim
Diretor Geral: Geraldo Majella

  • Gostou? Compartilhe: