Um relógio despertador marcando o horário de uma e vinte e seta da madrugada com uma pessoa ao fundo levando a mão a cabeça, e os dizeres: O que (não) comer antes de dormir?

O que (não) comer antes de dormir?

Data de publicação: 03/06/2019 13:38:00
Categoria: Dicas de Saúde

Por Katie Golde

Ter uma boa noite de sono é essencial para o bom funcionamento do organismo – permitindo pensamentos mais claros, reflexos mais rápidos e um humor melhor pela manhã – e a alimentação tem tudo a ver com isso. Existem alimentos que podem melhorar a qualidade do sono, enquanto outros deixam o corpo mais agitado e impedem o descanso.

Não dormir bem pode ser um problema para o sistema imunológico, para o controle do apetite e até mesmo prejudicar o crescimento. Confira o que é melhor comer, ou não, antes de dormir.


Peru, soja e sementes de abóbora
Esses são alguns alimentos que podem fornecer triptofano para o organismo, e consumir alimentos ricos nessa substância antes de dormir é uma excelente ideia. Esse aminoácido é usado pelo cérebro na produção de serotonina – hormônio essencial para promover o sono e o bom humor. Outros alimentos que contém triptofano são os ovos, as nozes e as castanhas.

Grãos integrais
Uma boa combinação com o peru, rico em triptofano, são os grãos integrais. Eles podem ser consumidos em pães, biscoitos, massas ou arroz. Esses alimentos ricos em carboidratos ajudam o organismo a absorver o triptofano e, por isso, contribuem para o sono.

Cerejas
Fonte natural de melatonina, as cerejas podem ser aliadas do sono. Pesquisas associam o suco da fruta ao combate à insônia, já que uma das funções básicas do hormônio melatonina é induzir o sono.

Magnésio
Folhas verde-escuras, como a couve, e abacates são algumas fontes de magnésio – substância relacionada à qualidade do sono. De acordo com um estudo realizado com idosos com insônia, o consumo de magnésio contribui para aumentar o tempo de sono e a facilidade de acordar.


Bebidas
Café, alguns chás, chocolate e refrigerante podem atrapalhar o sono. Essas bebidas contêm cafeína, uma substância que mantém o corpo alerta e deve ser evitada antes de dormir.

Embora uma taça de vinho pode deixar o corpo sonolento, o álcool pode prejudicar o sono de muitas pessoas. O limite perto da hora de dormir é de um drink para mulheres e até dois para homens.

Gorduras
Sorvetes, batatas fritas e outras frituras não devem ser consumidos perto da hora de dormir. O processo de digestão mais demorado desses alimentos mantém o corpo acordado e prejudica o descanso.

A quantidade importa?
Comer menos antes de ir para a cama pode contribuir para melhorias na qualidade do sono, porém, isso não significa ir dormir com fome. Lanches podem substituir jantares pesados e fazer com que o sono seja mais agradável.

Algumas combinações recomendadas são: leite desnatado com cereais integrais; manteiga de amendoim em pão integral; iogurte com banana picada ou nozes; duas xícaras de pipoca comum.

Fonte:
Tradutora e redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula Ávila
Designer: Raphael Alpoim
Diretor técnico: Geraldo Majella

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