Um conjunto de pincéis de maquiagem e produtos de maquiagem espalhados em uma mesa, com os dizeres: Qual o melhor tipo de maquiagem para pele propensa à acne?

Qual o melhor tipo de maquiagem para pele propensa à acne?

Data de publicação: 01/05/2019 11:00:00
Categoria: Estética e Beleza

Por Genevieve Scarano

Peles oleosas e com tendência acneica podem ser desafiadoras quando o assunto é maquiagem. Encontrar produtos que proporcionem um acabamento perfeito sem irritar a pele pode ser difícil, mas não é impossível, já que existem maquiagens pensadas para ocultar as manchas das espinhas sem piorar a ocorrência de acne.

Avaliar a composição dos cosméticos é o segredo na hora de escolher maquiagens para esses tipos de pele, de acordo com a dermatologista Jessica Weiser. Além de conter ingredientes que não causam irritação, alguns deles podem ajudar a tratar o problema da acne.

"A maquiagem fica na pele por horas, por isso a formulação correta é crucial para evitar a oclusão excessiva da superfície da pele", diz Weiser. "Alguns produtos incluem ingredientes que combatem a acne, como peptídeos antimicrobianos, derivados da vitamina A e água de rosas, que podem aliviar os principais fatores associados à acne: bactérias, congestão e inflamação."

Quais são as melhores maquiagens para pele oleosa e acneica?

Esses produtos contribuem para que os poros não entupam e nem fiquem irritados, reduzindo as chances de desenvolvimento de acne. Para pessoas que têm pele oleosa ou acneica, essa é uma informação importante para buscar na embalagem dos produtos.

Ingredientes importantes
Alguns tipos de maquiagem contêm ingredientes como ácido salicílico, ácido hialurônico, minerais e enxofre, que podem ajudar a minimizar o aparecimento de acne e as irritações da pele. O ácido salicílico quebra as células mortas da pele, liberando os poros. Já o ácido hialurônico pode contribuir para a hidratação. Os minerais têm fator de proteção solar e bloqueiam a radiação, e o enxofre funciona como anti-inflamatório.

Ingredientes que devem ser evitados
Alguns ingredientes usados na produção de cosméticos podem agravar o problema da acne e das espinhas. Entre eles estão o álcool cetearílico e oleílico, lanolina, petrolato e derivados de silicone, que podem causar o entupimento dos poros.

Cuidados a tomar
O aconselhamento de um dermatologista é a melhor indicação para escolher maquiagens e cosméticos para as peles oleosas e acneicas. Levar os produtos utilizados à consulta pode ajudar o profissional a dar orientações mais precisas sobre como prevenir e combater a acne.

Até mesmo os produtos que contém ingredientes indicados para esses tipos de pele devem ser levados ao dermatologista, para que o médico tenha certeza de que o tratamento indicado não entra em conflito com os produtos de maquiagem utilizados. Pacientes que usam medicamentos à base de retinóides tópicos e peróxido de benzoíla, por exemplo, não devem combiná-los com produtos contendo ácido salicílico.

Fonte:

Tradutora e redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula Talita
Designer: Raphael Alpoim
Diretor técnico: Geraldo Majella

  • Gostou? Compartilhe: