Uma mulher se olhando no espelho e conferindo se existem espinhas em seu rosto, com os dizeres: O que causa a acne e como eliminá-las?

O que causa a acne e como eliminá-las?

Data de publicação: 30/04/2019 12:00:00
Categoria: Estética e Beleza

Por Stephanie Smith

A acne é fruto de uma inflamação na pele e se apresenta de maneiras diferentes, como cravos, espinhas ou pústulas, por exemplo. Esse problema dermatológico pode ser grave, e exigir tratamento especial, porém, a acne menos severa pode ser eliminada de formas mais simples.

Observar a localização e a frequência do aparecimento da acne pode ajudar a descobrir as causas do problema e como tratá-lo.

Acne no queixo e pescoço
O aparecimento de espinhas no queixo, perto da boca e no pescoço tende a ter causas hormonais e não surgem apenas em adolescentes. O estresse pode ser uma das causas do desequilíbrio hormonal, causando maior oleosidade na pele e facilitando o aparecimento da acne.

Além de lidar com o estresse, uma rotina de cuidados com a pele pode ajudar a controlar a oleosidade e as espinhas. Limpar a pele, tonificá-la, hidratá-la e aplicar protetor solar pode ser a solução na maioria dos casos.

Produtos de uso tópico com peróxido de benzoíla e ácido salicílico são indicados para matar bactérias causadoras de acne. O primeiro é mais eficiente contra as espinhas avermelhadas e com pus, e pode ser combinado com um hidratante porque pode ressecar a pele. Já o segundo é melhor para tratar os cravos. É importante não misturar muitos produtos e estar atento aos efeitos do tratamento: caso eles não funcionem ou causem irritação, é melhor procurar um dermatologista.

Acne na testa
O acúmulo de produtos de beleza como maquiagem ou finalizadores para os cabelos pode ser a causa da acne na testa. Quando a maquiagem faz parte da rotina, e corretivos e bases são usados para encobrir as espinhas, é importante retirar essas substâncias da pele antes de dormir, usando sabonetes apropriados e demaquilantes sem óleo, já que esses são bons truques para disfarçar as erupções, mas podem dificultar a cicatrização.

O melhor é fazer uso de produtos não comedogênicos, que não entopem os poros e por isso não causam acne. Além disso, não é ideal compartilhar aplicadores e maquiagem, que podem conter bactérias e aumentar o risco de aparecimento de espinhas e cravos. Aplicadores como esponjas e pincéis devem ser higienizados com frequência.

Acne no corpo
O acúmulo de suor em roupas ou equipamentos esportivos podem ser a causa da acne no corpo, e o uso de peças de materiais como a lycra, que acumula umidade, pode facilitar o aparecimento de espinhas. O ideal é optar por roupas de algodão, quando possível, e evitar o contato prolongado de roupas suadas com a pele.

Após o exercício físico ou até mesmo depois de cozinhar comidas gordurosas, é indicada a limpeza imediata da pele. Ter uma toalha exclusiva para o rosto e outra para o corpo também é uma boa dica para evitar que óleos de outras partes do corpo – como o cabelo – entrem em contato com a pele do rosto. Outra forma de proteger o rosto contra espinhas é manter o celular sempre limpo.

Fonte:
Everyday Health

Tradutora e redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula Ávila
Designer: Raphael Alpoim
Diretor técnico: Geraldo Majella

  • Gostou? Compartilhe: