Problemas de circulação: quais as causas e tratamentos?

Data de publicação: 21/02/2019 14:27:00
Categoria: Doenças e Sintomas

Mais comum nas extremidades do corpo, os problemas de circulação sanguínea afetam principalmente os pés, as mãos, e as pernas. Mesmo não sendo considerada uma doença, essa condição pode causar diversos sintomas e levar a enfermidades graves.

Os principais sintomas da má circulação são o formigamento, a dormência, a dor latejante nos membros e as câimbras musculares. Mãos frias, inchaços e disfunção erétil também são sinais do problema que, em casos graves, pode causar a necrose dos tecidos e levar a acidentes vasculares cerebrais.

Doenças como a obesidade e a diabetes figuram entre as principais causadoras de alterações das veias e artérias. Entre as mulheres, a pílula anticoncepcional também é considerada um fator de risco para os problemas de circulação sanguínea. Porém, a lista de causas para essa condição não acaba aí.

Outro problema comum são as varizes: veias dilatadas e tortuosas, que deveriam retornar sangue ao coração, mas acabam se alargando quando as válvulas responsáveis por impedir o retorno do sangue aos pés falham, e ele se acumula. Geralmente encontradas nas panturrilhas, as varizes estão relacionadas à idade e, principalmente, aos fatores genéticos.

Silenciosas, as doenças vasculares periféricas são condições que podem afetar veias e artérias, prejudicando a passagem de sangue pelo corpo. Essas enfermidades são causadas pelo acúmulo de gordura nas paredes das artérias ou defeitos nas válvulas das veias, por exemplo. Algumas consequências graves das doenças vasculares periféricas são a necrose nos pés, os acidentes vasculares cerebrais e a embolia pulmonar.

Coágulos de sangue também podem ser um obstáculo para o bom funcionamento do sistema circulatório. Eles podem bloquear parcialmente ou completamente os canais por onde flui o sangue, e até mesmo levar à morte. Os coágulos podem se formar por diversas razões, e caso migrem pelo corpo, podem causar consequências graves, como o derrame.

As formas de tratamento para a má circulação sanguínea dependem de suas causas, mas algumas formas de lidar com os seus sintomas são: o uso de meias compressoras para evitar varizes e aliviar inchaços e dores nas pernas; realizar exercícios físicos recomendados por um médico; e submeter-se a cirurgia para retirada de varizes.

Elevar as pernas em pausas durante o dia, ou durante toda a noite, pode ajudar com sintomas como dor e inchaço. Os médicos também recomendam não permanecer sentado ou de pé por longos períodos.

Consultar um médico quando surgem os primeiros sintomas de problemas circulatórios é uma das principais formas de prevenir-se contra graves consequências desencadeados pela má circulação. Além disso, é necessário manter sob controle doenças como a diabetes e a obesidade.

Deixar de fumar está no topo da lista de prioridades para prevenir doenças do sistema circulatório, e o estilo de vida saudável, que inclui uma dieta balanceada e a realização de exercícios físicos regulares é essencial para evitar esses problemas de saúde.

Fontes 
Tradutora e redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula Ávila
Designer: Raphael Alpoim
Diretor técnico: Geraldo Majella

  • Gostou? Compartilhe: