Como o limão pode melhorar sua saúde?

Data de publicação: 29/01/2019 17:34:00
Categoria: Dieta e Saúde

Rico em vitamina C, cálcio e ferro, o limão é uma fruta associada à boa saúde. Seja no reforço da ingestão de vitaminas, na promoção da saúde intestinal ou na prevenção de cálculos renais, o limão pode ser um aliado da vida saudável. Conheça os benefícios que o limão pode trazer para a saúde.

Uma das características mais conhecidas do limão é ser fonte de vitamina C, substância associada à redução de riscos de ataques cardíacos e derrames. Além disso, as fibras e outros componentes da fruta podem ajudar a reduzir o colesterol, o que também ajuda a deixar o coração mais saudável.
O limão também é popularmente conhecido por proteger o organismo de doenças virais, e como antibiótico natural.

Não existem estudos que comprovem a eficiência do limão na perda de peso. Porém, a água com limão é uma forte aliada na queima de calorias. Isso porque a mistura torna a água mais saborosa, incentivando o consumo de líquidos. A ingestão de água aumenta o gasto de calorias do organismo e, por isso ajuda a emagrecer.

Além disso, as fibras solúveis do limão são associadas à boa saúde intestinal, e à desaceleração da digestão de açúcares e amidos, o que reduz a quantidade de açúcar no sangue. Porém, esses benefícios só são adquiridos no consumo do limão inteiro, e não apenas de seu suco.

O ácido cítrico, presente no limão, pode ser um aliado no combate às pedras nos rins. Isso porque esta substância aumenta o volume e o PH da urina, tornando os rins menos favoráveis ao desenvolvimento dos cálculos renais.

O limão é uma fruta que contém ferro, mas não é só por isso que ajuda no combate à anemia. Outras substâncias presentes na fruta auxiliam o corpo a absorver mais ferro de outros alimentos de origem vegetal, aumentando a quantidade de ferro no organismo.

Não existem estudos que comprovem a eficácia dos limões no tratamento ou na prevenção de câncer. Entretanto, substâncias derivadas da fruta têm sido usadas em pesquisas e associadas a resultados positivos. O que sabemos é que uma dieta rica em frutas e verduras é uma boa forma de evitar o câncer.

Fontes

Tradutor e redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula Ávila
Designer: Raphael Alpoim
Diretor técnico: Geraldo Majella

  • Gostou? Compartilhe: