Osteoartrite e Osteoporose: qual a diferença entre as duas doenças?

Data de publicação: 04/12/2018 17:29:00
Categoria: Doenças

Os nomes são similares, mas as doenças são diferentes. Você sabe diferenciar a osteoartrose e a osteoporose? Associadas ao envelhecimento, essas enfermidades são mais comuns às mulheres, e afetam a estrutura motora do organismo, especialmente as articulações e os ossos. Enquanto uma dessas doenças pode ser sentida nas limitações motoras causadas pela dor e pela rigidez, a outra tem como sintoma apenas a fratura óssea.

A osteoartrose, ou artrose, é uma das doenças reumáticas mais comuns. Ela causa a degeneração das cartilagens —tipo de tecido que reveste as extremidades dos ossos, protegendo-os de atrito. As regiões do corpo mais afetadas por essa doença, são aquelas que suportam peso, como os quadris, os joelhos e os tornozelos, causando rigidez, dor e inflamação.

Seu desenvolvimento é lento e progressivo, e está principalmente relacionado à idade e ao sobrepeso. A prática de atividades físicas e o combate à obesidade são importantes na prevenção à artrose, já que o peso do corpo representa sobrecarga nas articulações. Ligada ao envelhecimento e ao desgaste natural das articulações, a artrose deve ser prevenida ao longo da vida.

Se a artrose enfraquece o revestimento dos ossos, nos casos de osteoporose é a estrutura óssea que é lesada. Em geral, essa é uma doença assintomática, que se apresenta na forma de fraturas, quando os ossos já estão frágeis e comprometidos.

Os ossos dos pulsos, quadris e coluna tornam-se mais porosos e menos resistentes, devido a fatores como o envelhecimento, a carência de cálcio, o uso de alguns medicamentos, outras enfermidades e, no caso das mulheres, a menopausa.

Esse desgaste e a perda de densidade óssea é natural do envelhecimento. Essa condição, que não é uma doença, é chamada de osteopenia. E, é possível que haja agravamento desta condição, o que pode levar à osteoporose, porém, ela pode ser controlada com medicamentos, como suplementos à base de cálcio e vitamina D.

Quais são os tratamentos para essas doenças?
Os tratamentos para as doenças degenerativas como a osteoartrose não agem sobre sua causa, mas combatem seus sintomas, proporcionando uma qualidade de vida melhor aos que são afetados por essas condições. A rigidez, a inflamação e as dores são os alvos do tratamento da osteoartrose.

Já no caso da osteoporose, existem as opções de tratamentos preventivos, baseados na reposição de cálcio, vitamina D e exercícios físicos.

Além disso, é importante cuidar da saúde ao longo de toda a vida, mantendo dietas balanceadas, evitando sobrepeso e realizando exercícios físicos com frequência. Visitas regulares ao médico, e a realização de exames de rotina, sobretudo na presença de sintomas como dores, rigidez e inflamações, são encorajadas para um envelhecimento com mais qualidade de vida.

Fontes

Tradutora e redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula ávila
Designer: Raphael Alpoim
Diretor Técnico: Geraldo Majella


  • Gostou? Compartilhe: