Um paciente tendo a apressão arterial aferida por um profissional da área da saúde, com os dizeres: Dicas para controlar a hipertensão

5 Dicas para controlar a pressão arterial

Data de publicação: 08/11/2018 09:00:00
Categoria: Dicas de Saúde
Quando foi a última vez que você checou a sua pressão arterial?
Bom! Se você é como a maioria das pessoas, isso provavelmente foi em sua última visita ao médico. Pessoas aparentemente saudáveis não têm o costume de medir a pressão arterial, e é exatamente aí que está o perigo, pois os sintomas da doença costumam aparecem somente quando a pressão já está elevada.

A hipertensão ou pressão alta, é uma doença grave que pode provocar quadros fatais como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. Além do tratamento indicado pelo médico, para controlar a pressão arterial de maneira eficaz, é necessário mudar alguns hábitos de vida.

1- Diminua a ingestão de sódio para controlar melhor a pressão arterial
Grandes quantidades de sódio fazem com que o corpo humano retenha fluidos em excesso. Esse fato provoca uma sobrecarga ao coração, que acaba trabalhando mais que o necessário para manter o bombeamento sanguíneo.

Alimentos como pizzas, hambúrgueres, enlatados e refrigerantes costumam conter grandes quantidade de sódio e precisam ser evitados ao máximo.

2- Aumentar a ingestão de potássio através do consumo de alimentos saudáveis
Comer alimentos ricos em potássio é importante e ajuda no controle da pressão arterial, já que o potássio diminui os efeitos causados pelo excesso de sódio. Entre os alimentos que possuem grandes quantidades de potássio estão as frutas como bananas, damascos secos e romãs; legumes como couve de bruxelas, beterraba e abóbora; produtos lácteos, incluindo leite sem ou com baixo teor de gordura; água de coco e outros.

3- Prefira uma dieta equilibrada e de baixo teor de sal, rica em frutas e vegetais
Um plano alimentar apresentado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, conhecido como dieta DASH demonstrou ser eficaz na redução da pressão arterial e no controle dos níveis de colesterol -dois fatores decisivos para os riscos de doenças cardíacas.

A dieta DASH consiste em consumir regularmente, frutas, legumes e vegetais; grãos integrais; alimentos de baixo ou nenhum teor de gordura; limitar o sódio e os alimentos ricos em gorduras saturadas; além de reduzir o consumo de bebidas com altos níveis de açúcar.

Mas atenção, evite mudar toda a sua alimentação de uma vez só. Comece devagar adicionando uma porção de frutas ou vegetais todos os dias. Quando essa primeira mudança se tornar um hábito, dê um paço a frente e implemente outra novidade na sua dieta e assim sucessivamente.

4- Faça mais exercícios físicos e se movimente
De um modo geral, todo médico recomenda a realização de exercícios físicos aos pacientes. Mas o que nem sempre é falado, é sobre a importância de escolher atividades que sejam prazerosas, dançar, correr, nadar, jogar futebol ou ir à academia, escolha uma prática que o deixará satisfeito e o fará querer repetir a dose. 
Se o problema for a falta de tempo para sair de casa e se deslocar até o local para praticar a atividade física, opte por exercícios que possam ser realizados em casa, como abdominais, agachamentos, saltos etc.

5- Mantenha um peso saudável movimentando-se mais e comendo melhor
Uma das coisas mais importantes para controlar a pressão arterial é a manutenção do peso corporal, por isso, é essencial monitorar e mantê-lo adequado de acordo com os padrões de normalidade do IMC - Índice de Massa Corporal. A pressão arterial se eleva à medida que o peso corporal aumenta.  

E pequenas mudanças na sua rotina podem trazer grandes resultados, como por exemplo, subir escadas ao invés de usar o elevador, se deslocar para o trabalho a pé ou de bicicleta, e sempre que possível procure realizar e preparar as refeições em casa, assim é possível ter um controle melhor sobre o que se come.

Fonte:
Everyday Health

Tradutor: Gabriel Pinho
Redatora e revisora: Paula Ávila
Designer: Raphael Alpoim
Diretor técnico: Geraldo Majella

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